segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Escalar é preciso, mas porque?





Escalar é preciso, mas porque?


Um grande "cara" que conheço a muitos anos, já se perguntou isso uma vez e tempos depois me trouxe essa questão... Na ocasião respondi alguma coisa nada complexa, mas hoje, depois de alguns anos longe das paredes de rocha, ponho a refletir sobre o assunto.... O que é que nos move? De onde vem essa coisa que nos permite passar por tantas adversidades e ainda querer continuar mais e mais? Por que é que escalamos Montanhas? Ou porque simplesmente não desistimos quando estamos prestes a entrar na maior roubada de nossas vidas? Por experiência própria e por uma observação ao longo dos anos, pude perceber o quanto a relação com as montanhas muda a perspectiva do ser humano com o seu mundo. O esforço físico e mental que a ascensão requer, valoriza a pessoa. De outro lado, a mudança de escala mostra um mundo maior e acima do ser humano. Pode-se assim dizer que, a ascensão às montanhas tem um impacto forte na consolidação e na aquisição de valores. Tais valores, permeados por sentimentos, vão desde o temor, religiosidade, uso, proteção, possibilidade de “conquista” até uma necessidade de reaproximação com uma natureza sempre vivida como distante. O ego do esportista de montanha não pode ser comparado ao de um atleta de natação ou de um jogador de xadrez, o montanhista carrega o espírito dos desbravadores, a vontade de ir mais longe e obrigação de defender seu território. Temos um esporte complexo, bem diferente de qualquer outro.


O montanhismo exige muito de seus esportistas, sendo praticado em solo ou em grupo, escalar ou caminhar requer mais que preparo físico, requer paciência, dedicação e logística.
O amor pelas viagens, a vontade de adquirir novas culturas e ver o que poucos podem ver leva o montanhista a cruzar fronteiras geográficas e psicologias. Esse amor por novos desafios não é novo em nossa espécie. Essa essência que existe em todo montanhista está inconsciente em nossa matriz genética.
Colocar a mochila nas costas e atravessar montanhas e florestas está em nossa natureza, é um elo de ligação com o nosso passado nômade. No passado, a falta de alimento e as fortes condições climáticas forçavam o homem a se deslocar. Graças aos adventos naturais, a cultura de povos distantes se misturou a outras fazendo florescer grandes nações. Muito antes do descobrimento ou muito antes da bússola, povos nômades se lançavam ao desconhecido em busca novas chances de sobrevivência.

Portanto, a resposta para a pergunta, não é tão simples assim, ela simplesmente está dentro de nós....


Citações de alguns grandes nomes das montanhas:

“Os dias que estes homens passam nas montanhas são os dias em que realmente vivem. Quando as cabeças se limpam de teias de aranha e o sangue corre com força pelas veias. Quando os cinco sentidos recobram a vitalidade e o homem completo se torna mais sensível e então já pode ouvir as vozes da natureza e ver as belezas que só estavam ao alcance dos mais ousados”.

Reinhold Messner

"O homem é uma criatura contraditória. Através de sua história ele procura freneticamente segurança, e bem-estar, e abundância. E no entanto, quando consegue alcançar estas graças, ele logo se torna inquieto e descontente. Fundo na sua natureza, existe um anseio pela estrada dura e perigosa, pelas dificuldades e perigos que testam sua perícia e coragem."

Eric Shipton

"Atualmente todos vivemos em um mundo dominado pelas máquinas. Quase não restam em nosso deteriorado planeta espaços livres, onde possamos esquecer nossa sociedade industrial e testar, sem sermos incomodados, nossas faculdades e energias primitivas. Em todos nós se esconde uma saudade do estado primogênito, com o qual podíamos calibrar-nos com a natureza e enfrentá-la, descobrindo a nós mesmos. Aqui está basicamente a razão de não haver para mim uma meta mais fascinante que esta: Um homem e uma montanha."

Reinhold Messner


"Quanto mais perto eu chegava do Everest, maior ele ficava. Será que lá no alto daquela montanha acabaria o mundo? Será que eu encontraria apenas o vazio, após realizar o meu grande sonho?...
Agora voltarei para o mundo de onde parti, como um pássaro que sobrevoou o desconhecido. Voltarei com mais uma ruga de sabedoria sobre os olhos altivos...
O mundo é aquilo que acabei encontrando dentro de mim, aquilo que me rodeia neste momento....
Estou fora de todas as minhas prisões. Estou livre de todos os meus desejos. Estou sem nada, neste mundo que quer que eu tenha tudo. Minha vida é o que me resta e o que me satisfaz...
Ainda escalarei muitas montanhas. Vou continuar em busca daquele ponto tão alto, suspenso entre o céu e a terra. Mas eu sei, Ele está dentro de mim mesmo..."


Waldemar Niclevicz


"Minha filha de 2 anos se agarra ao portão, e daí sobe ao muro de casa. Meu filho, de 8, trepa numa árvore e se balança nos galhos, a metros do chão. Nenhum dos dois saberia explicar o motivo do seu prazer, mas pelas suas caras felizes, é óbvio que se divertem a valer: estão desfrutando do prazer de conquistar as alturas, de vencer pequenos desafios e colocar os pés onde antes lhes parecia impossível, e se tornarem senhores de um mundo vertical..."


Sergio Back






S.A.P.S.S.....










----------------
Now playing on Winamp: Engenheiros do Hawaii - Muros e grades
via FoxyTunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá visitante, obrigado por visitar o meu Blog, deixe o seu nome e seu e-mail junto a seu comentário que responderei assim que possível.
Se preferir dê uma olhada em minhas fotos na página do Flickr no link "www.flickr.com/photos/serrasclimb/